O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) aplicou uma multa administrativa de R$ 80 milhões ao proprietário de uma área privada onde teve início o incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças.
A penalidade foi imposta após conclusão da perícia que apontou a origem criminosa do fogo, causado por negligência humana no uso de fogueira durante um acampamento.
- Categoria: Geral
- Publicação: 03/10/2025 14:38
A autuação segue os critérios da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e do Decreto Federal nº 6.514/2008, que regulamenta sanções administrativas por infrações ambientais. O valor da multa foi calculado com base na extensão da área queimada, na gravidade dos danos ecológicos e nos riscos à biodiversidade local.
Segundo o tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), o incêndio consumiu 6.667,27 hectares do Parque e da Área de Proteção Ambiental (APA) Pé da Serra Azul. O combate às chamas mobilizou uma ampla força-tarefa, envolvendo aeronaves, maquinário pesado e o apoio de diversas equipes em solo, além de brigadistas e parceiros.
“O Corpo de Bombeiros Militar está alinhado à política de tolerância zero contra crimes ambientais do Governo do Estado. A fiscalização é um dos pilares do Plano Operacional da Temporada de Incêndios Florestais, garantindo respostas firmes e exemplares. A aplicação de multas reforça que o Estado não se omite diante de ações ilegais que provocam incêndios florestais, reafirmando nosso compromisso com a proteção do patrimônio natural e da sociedade”, afirmou o tenente-coronel Marcondes.
Leia Mais
03/02/2026 19:18
Natasha Slhessarenko é apresentada pré-candidata da esquerda em Mato Grosso
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2)
03/02/2026 19:17
Governo de MT investe R$ 817 milhões na agricultura familiar e amplia presença técnica em todo o Estado
O conjunto das ações consolida a agricultura familiar como um dos pilares do desenvolvimento rural em Mato Grosso
03/02/2026 19:16
Max Russi completa um ano à frente da ALMT com avanços históricos para servidores e fortalecimento institucional
Presidência da Assembleia garantiu primeiro aumento real em sete anos do RGA, modernizou processos e ampliou políticas de valorização dos servidores
03/02/2026 13:48
Projeto que garante promoção de subtenentes é aprovado em segunda votação
Matéria segue agora para sanção do Executivo estadual
03/02/2026 13:46
Governador assina ordem de serviço para nova sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros de MT
Unidade terá alto padrão de qualidade e mais de 10 mil metros quadrados.