Notícias

O atleta Luciano Lorena dos Santos (também conhecido como Luciano Lorena Santos) é um proeminente maratonista e ultramaratonista brasileiro, morador da cidade de Nova Xavantina do Mato Grosso.

Destaques da Carreira Esportiva, conquistas recentes, em 8 de janeiro de 2026, teve a largada na cidade Águas da Prata é um município e estância hidromineral localizado no interior do estado de São Paulo.
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 14/01/2026 15:08
  • Autor: BRAZIL135
Nova Xavantina - MT para a Brazil135 Ultrajourney


A cidade faz divisa com Minas Gerais, mas pertence ao território paulista.
Da corrida Brazil135 Ultrajourney (Brazil 135 Ultramarathon) é amplamente considerada a corrida de resistência mais difícil do Brasil. Inspirada na famosa Badwater 135 (EUA), a prova acontece anualmente na região da Serra da Mantiqueira, seguindo o Caminho da Fé, atletas de vários pais. Com a edição de 2026; mais recente ocorreu entre 8 e 11 de janeiro de 2026 este ano. Tendo percurso da prova principal teve 150 milhas (aproximadamente 241 km), com largada em Águas da Prata (SP) e chegada em Paraisópolis (MG). Destaque Masculino; o resultados mais impressionante atleta Luciano Lorena dos Santos conquistou o 6º lugar geral na categoria solo de 150 milhas, enfrentando um ganho de elevação superior a 7.000 metros. O mais que impactante não tendo nada como apoio apenas ele e ele mesmo, com a única  estratégias para concluir dos 150 milhas. Com sua 1º vez participado do evento representando o Mato Grosso e sua cidade Nova Xavantina MT e o Centro Oeste.

Como obstáculo no trajeto é extremamente técnico, composto por estradas de terra e trilhas com subidas e descidas acentuadas, frequentemente sob condições de calor intenso ou chuva forte. Qualificação: É a principal prova da América do Sul que serve como qualificatória para a Badwater Ultramarathon nos Estados Unidos, ele se destacou na Brazil135 Ultrajourney, uma das provas de resistência mais difíceis do mundo. Ele completou o percurso de 150 milhas (aproximadamente 241 km) com um acumulado de mais de 7.000 metros de subida, alcançando o 6º lugar geral com o tempo de 37:20:55. Até o momento, Luciano Lorena dos Santos, o único atleta da região Centro-Oeste (representando Nova Xavantina, Mato Grosso) a alcançar o pódio na categoria principal de 150 milhas (241 km) da Brazil 135 Ultrajourney em 2026.
É bicampeão da ultramaratona Desafio do Araguaia (140 km), na cidade de Aragarças-Go, tendo estabelecido o tempo recorde de 17h53min. Além o atleta, tem a graduação em educador físico e utiliza suas redes sociais para compartilhar sua rotina de treinos e competições.