Polícia desarticula grupo criminoso que utilizava dispositivo para destravar e realizar furtos em veículos no Araguaia
Um grupo criminoso que utilizava dispositivo eletrônico para neutralizar alarmes, e realizar furtos em veículos nas cidades de Água Boa e Canarana, foi desarticulado na quinta-feira (08), durante uma ação coordenada das forças de segurança.
- Categoria: Geral
- Publicação: 11/01/2026 16:51
- Autor: Fonte: COMANDO GERAL
um grupo criminoso que utilizava dispositivo eletrônico para neutralizar alarmes, e realizar furtos em veículos nas cidades de Água Boa e Canarana, foi desarticulado na quinta-feira (08), durante uma ação coordenada das forças de segurança.
A Polícia Militar realizou a prisão dos envolvidos e a Polícia Civil desvendou o sofisticado modo de atuação e localizou o aparelho usado na prática dos crimes.
Os suspeitos estavam em uma casa, alugada por aplicativo em Barra do Garças. A abordagem ocorreu após a troca de informações entre as equipes, sobre um veículo Hyundai HB20 utilizado em furtos recentes na região.
Após a prisão, a Polícia Civil deu continuidade às diligências investigativas. Nesta sexta-feira (09), os investigadores retornaram ao local da detenção e apreenderam um controle remoto de cor preta, identificado como a principal ferramenta utilizada pelo grupo para a execução dos crimes.
Como funcionava o golpe
Segundo a Polícia Civil, o grupo atuava de forma organizada e com alto grau de profissionalismo, utilizando tecnologia para evitar o uso de violência física.
O dispositivo eletrônico conhecido popularmente como "chapolin", (bloqueador de sinal), emitia ondas de rádio capazes de interferir na frequência do controle do veículo da vítima.
Com o uso do dispositivo, quando o motorista tentava travar o carro, o sinal era bloqueado, impedindo o travamento das portas, mesmo com o acionamento sonoro do alarme. Dessa forma, o proprietário acreditava que o veículo estava devidamente fechado, facilitando a ação criminosa.
Quando a vítima entrava no comércio, os criminosos acessavam o carro, e subtraíam bolsas e cartões, depois utilizavam uma máquina de cartões registrada em nome de um dos envolvidos para realizar transações rápidas, garantindo o proveito econômico antes da vítima bloquear as contas.
A Polícia Civil orienta que motoristas redobrem a atenção ao estacionar em locais movimentados, conferindo manualmente o travamento do veículo, evitando deixar objetos à vista e monitorando notificações de transações financeiras.
Os suspeitos tiveram as prisões confirmadas e permanecem à disposição da Justiça. O material apreendido foi encaminhado à perícia.
Leia Mais