Vídeo | Com um pé no Podemos, Max afirma que partido terá a chapa mais forte na disputa pela ALMT
Segundo deputado, foco da sigla em 2026 serão disputas proporcionais, no entanto, composições majoritárias não estão descartadas
- Categoria: Geral
- Publicação: 23/10/2025 16:35
- Autor: Assessoria
De saída do PSB, o presidente da Assembleia Legislativa Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, já articula no Podemos – partido ao qual se filiará em março – as estratégias para as eleições de 2026. Segundo o parlamentar,a sigla estará focada nas disputas proporcionais e deve formar a “melhor chapa” para candidatos a deputado estadual, algo sobre o qual ele disse ter “100% de certeza”.
“O nosso foco é montar uma boa chapa de deputado estadual – nós teremos a melhor chapa de deputado estadual, tanto para quem quer disputar quanto com relação ao número de deputados eleitos na próxima legislatura. Isso eu posso afirmar com 100% de certeza – e tentar montar uma chapa de deputado federal, o que é mais difícil”, estimou o deputado nessa quarta-feira (22).
Conforme o presidente do Legislativo mato-grossense, o quociente eleitoral mato-grossense para que um partido eleja ao menos uma cadeira na Câmara dos Deputados é de 250 mil votos. “Então você precisa ter um quadro de bons candidatos, principalmente mulheres, com votos para que a gente possa alcançar esse que não é um quociente baixo, que poucos partidos atingiram na última eleição”, comentou.
Max deixou em aberto a possibilidade do Podemos investir em composições em chapas majoritárias. De acordo com ele, a sigla não está preocupada com isso, a priori, mas está totalmente aberta a dialogar sobre alianças com outros partidos. “Pelas conversas que estamos tendo, o Podemos está totalmente aberto para as composições, mas isso só será discutido no próximo ano”, disse.
“As possibilidades estão abertas, mas a gente tem que conversar com a população, os eleitores, e são eles que terão a palavra final. Temos que construir um projeto que seja viável e importante para o estado de Mato Grosso”, completou.
Veja o vídeo:
Leia Mais